artigos acontece nossa arte humor dialeto o comédia & o truta histórias para refletir
Quarta - 24 de Abril de 2024
COLUNISTAS 
@ SANDRA LOURENÇO
@RR RODRIGUES
Ademiro Alves (Sacolinha)
Alberto Lopes Mendes Rollo
Alessandro da Silva Freitas
Alessandro Thiago da Silva Luz
Alexandre M. O. Valentim
Ana Carolina Marques
Antony Chrystian dos Santos
Carla Leite
César Vieira
Cíntia Gomes de Almeida
Claudia Tavares
EDSON TALARICO
Eduardo Souza
Elias Lubaque
FAEL MIRO
Fernando Alex
Fernando Carvalho
Fernando Chaves dos Santos
Flávio Rodrigues
Gisele Alexandre
Henrique Montserrat Fernandez
Ivan de Carvalho Junqueira
Jack Arruda Bezerra
Jean Jacques dos Santos
João Batista Soares de Carvalho
João Henrique Valerio
JOEL BATISTA
Jonas de Oliveira
Jose de sousa
Júnior Barreto
Karina dos santos
Karina dos Santos
Leandro Carvalho
Leandro Ricardo de Vasconcelos
Leonardo Lopes
Luiz Antonio Ignacio
Marcelo Albert de Souza
Marco Garcia
Marcos Lopes
Maria de Moraes Barros
massilon cruz santos
Natália Oliveira
Nathalia Moura da Silva (POIA)
NAZARIO CARLOS DE SOUZA
NEY WILSON FERNANDES SANTANNA
Rafael Andrade
Rafael Valério ( R.m.a Shock )
Regina Alves Ribeiro
Rhudson F. Santos
Ricardo Alexandre Ferreira
Rodrigo Silva
Silvio Gomes Batisa
Sônia Carvalho
Teatro nos Parques
Thiago Ferreira Bueno
Tiago Aparecido da Silva
washington
Wesley Souza
Weslley da Silva Gabanella
Wilson Inacio

APOIADORES 


Todo o conteúdo do portal www.capao.com.br é alimentado por moradores e internautas. As opiniões expressas são de inteira responsabilidade dos autores.


O cadastro dos bons consumidores

Por: Alberto Lopes Mendes Rollo

Corre no mercado uma tentativa das associações comerciais e bancos de criar um cadastro de bons consumidores. Até agora, o cadastro que existe refere-se aos maus consumidores, àqueles que não honram suas obrigações no prazo, feito, por exemplo, por entidades como o SPC e o SERASA.

A justificativa para a criação do cadastro dos bons consumidores consistiria na redução dos juros para os bons pagadores, e na possibilidade de concessão de pequenos créditos àqueles consumidores de baixa renda, que nunca tiveram o seu nome sujo, que, hoje, não vêm obtendo crédito.

Representantes de órgãos de defesa do consumidor vêm dando declarações à imprensa no sentido contrário à criação desse novo cadastro, ao argumento de que os consumidores seriam discriminados, o que seria, segundo eles, vedado pelo CDC.

Ora, discriminado o consumidor já está sendo hoje. Muitos têm créditos indevidamente negados, por justificativas das mais estapafúrdias. Outros têm cheques recusados ou, ainda, são submetidos a esperas intermináveis, enquanto o sistema de consulta está fora do ar ou enquanto a consulta está sendo processada.

No nosso entender, é mais do que justo que os bons consumidores, assim entendidos aqueles que pagam pontualmente as suas dívidas ou aqueles que querem assumir dívida pela primeira vez, sejam tratados de forma diferenciada dos consumidores inadimplentes.

O inadimplemento no comércio deve ser sopesado no risco da atividade do fornecedor. E esse risco, no mais das vezes, implica em perda, na medida em que tanto o processo de cobrança quanto o de execução privilegiam os devedores.

Essa perda, evidentemente, não fica com o fornecedor, acabando por ser repartida entre todos os consumidores. Isso faz com que, tanto o bom quanto o mal pagador, paguem idênticas taxas de juros, parcelem suas compras pelo mesmo valor, etc..

Não parece justo!

A igualdade das contratações, exigida pelo CDC, determina que sejam tratados igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de suas desigualdades.

Quem ganha pouco, mas paga em dia as suas dívidas, deve ter um crédito no mercado melhor do que aquele que ganha muito e tem um passado de calotes. Hoje, o mercado está mais preocupado com a renda mensal do consumidor do que com a sua adimplência ou inadimplência.

Isso tem que mudar!

COMENTÁRIOS


Colaborações deste autor:
Para ver todas as contribuições deste autor, clique aqui.

institucional capão redondo política de privacidade newsletter colunistas contato